Você está lendo...
Aves, Psitacídeos

Maritaca

MARITACA

Maritaca jandaia

A Maritaca é largamente domesticada no Brasil

Distribuição Geográfica

São neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios. Também são conhecidas pelos nomes de cocota, baitaca, humaitá, maitá, maitaca, sôia e suia.

É um dos mais abundantes psitacídeos em sua área de ocorrência.

Ocorrem no Brasil da região nordeste (Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas) até a região sul, passando pela região centro-oeste (Goiás e Mato Grosso). Ocorrem, também, na Bolívia, no Paraguai e na Argentina.

As maritacas são extensamente utilizadas como animais de estimação no Brasil. Se domesticada desde pequena, desenvolve grande afeto com seu tratador, chegando interagir com o mesmo. No entanto, sua domesticação é proibida sem prévia autorização do IBAMA.

Características

Não há diformismo entre o macho e a fêmea de Maritaca

As maritacas medem de 27 a 29 centímetros e podem pesar de 230 a 250 gramas. Têm, em média, uma expectativa de vida de trinta anos.

As maritacas caracterizam-se pela cauda curta e azul, pela zona sem penas em volta dos olhos, pelo bico cinza-escuro com marcas vermelhas nas laterais das mandíbulas. São semelhantes aos papagaios-verdadeiros, do género Amazona, mas menores.

Não apresentam dimorfismo sexual significativo. O sexo da maritaca não é visível. Para identificá-lo é preciso um exame de sexagem, ou de DNA (por gotas de sangue ou com quatro ou cinco penas), ou ainda por laparoscopia onde se visualiza o órgão sexual que é interno.

Habitos

As maritacas são gregárias, chegando a bandos de até 100 indivíduos quando há fartura de alimento

Vivem em uma variedade de habitat que inclui florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas, até os 2.000 metros de altitude.

Geralmente gregário, voam em bando de seis a oito indivíduos, por vezes até de cinquenta ou cem aves quando a comida é muito abundante. Possuem hábitos diurnos, principalmente pela manhã. Costumam banhar-se em lagos para se refrescar.

Procuram seu alimento (geralmente frutos) tanto nas copas das árvores mais altas, como em certos arbustos. Para subir nos ramos das plantas, utilizam o bico como um terceiro pé; usam as patas para segurar a comida, levando ao bico.

Gostam mais das sementes do que da polpa das frutas, tais como pinhão do pinheiro-do-brasil e frutos da figueira. São atraídos por árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeira, goiabeiras, laranjeiras e mamoeiros. Os cocos de muitas palmeiras constituem sua alimentação predileta, procuram também as frutas da imbaúba. Comem brotos, flores e folhas tenras, inclusive as do eucalipto.

Em algumas regiões são verdadeiros predadores de arrozais.

maritaca se alimentado

As Maritacas preferem as sementes do que a polpa da fruta

Tem um modo peculiar de manter-se no ar, bate as asas levantando-as mais abaixo do corpo que qualquer outro psitacídeo. Dentro da mata, a curta distância, voa sem fazer o menor ruído. Emite um sinal de satisfação e tranqüilidade, no poleiro, através de um estalo produzido pela raspagem da mandíbula contra as ondulações da superfície do palato. O sinal de susto é um sacudir vigoroso de toda plumagem. Quando saem à longa distância são muito barulhentos.

Reprodução

As Maritacas fazem ninhos principalmente em troncos ocos de palmeiras

O ninho é forrado com as próprias penas da fêmea e madeira raspada para umedecer fezes dos filhotes. O acasalamento costuma ser de agosto a janeiro.

O par freqüentemente permanece junto dentro do ninho, mesmo durante o dia.

Filhote de Maritaca

Quando ouvem um ruído estranho põem meio corpo para fora do buraco, inspecionando os arredores e, se assustados, saem um depois do outro, sem emitir o menor som, pode ficar horas a fio na entrada do seu ninho, expondo unicamente a cabeça e permanecendo absolutamente imóvel enquanto espiona os arredores.

A fêmea põe de três a cinco ovos brancos com um período de incubação de 23 a 25 dias e o macho, geralmente, permanece no ninho durante o dia. Em geral é a fêmea quem se encarrega da incubação, cabendo ao macho a tarefa de alimentá-la durante este período.

As crias são totalmente dependentes dos pais (altriciais) e saem do ninho com aproximadamente 55 a 60 dias.

Estado de Conservação

Não está classificada em nenhuma categoria de ameaça, embora o desmatamento e o comércio ilegal afetem suas populações.

Espécies

Vídeos

Discussão

54 comentários sobre “Maritaca

  1. Ganhei uma maritaca ele dever ter mais o menos 1 mês mais já tem 3 semanas que esta comigo de ontem pra hoje ela esta meio doentinha ta triste cambaleando so fica de olhos fechados ela era tão gulosa agora quando a do comida ela não come direito custa a engoli oque poder ser me ajudem por favo eu estou com muito medo de perde la ela e meu chodozinho me ajuda por favoo

    Publicado por carol | 01/11/2014, 22:29
  2. minha maritaca tem 60 dias e a 3 dias nao quer comer nada, eu to praticamente obrigando ela a comer por seringa, e ela ta tristinha , e esta mancando mas tem gente proximo a ela o dia todo e ela nao tomou qualquer queda, e to preocupado, por favor me ajude

    Publicado por marcos | 10/10/2014, 19:21
  3. Olá, minha maritaca já tem 28 anos é uma fêmea. super saudável. Porém quando chega época de pôr ovos, ela para de comer e fica arrancando as suas penas. Eu estou completamente assustada, porque ela já esta numa idade avançada, e tenho medo de perdê-la. Sou muito apegada a ela. Existe algum remédio que iniba que ela ponha ovos? E como proceder nessa fase? Algumas vezes eu tirei os ovos dela, mas tenho a impressão que ela piorou. Deixo os ovos no ninho até quando, já que ela não tem um macho para fecundá-los. Por favor, me ajudem. já procurei um veterinário, mas não encontrei ajuda quanto a isso.

    Publicado por Jessika Engel | 07/10/2014, 12:25
  4. eu tenho uma maritaca ela começo perder as penas da cabeça estou desesperado o que eu faço ?

    Publicado por athirson heitor | 25/09/2014, 13:23
  5. ola adorei os comentários, também tenho uma maritaca, e e´ a minha verdinha só que graças a Deus ela está muito bem de saúde e personalidade tamb. pois acordo com ela me chamando de mamãe, e muito obrigado ao Dr. de plantão que Deus te ilumine e realize seus sonhos . muito obrigado por nos ajudar.

    Publicado por maria angelica ferreira | 15/09/2014, 18:01
  6. oi amigo, tenho uma marita q tem uns vinte ano q esta conosco, porem esses dias senti ele muito abatido, fui examinar e percebi um caroço grande entre o pescoço e a asa tipo um tumor o q faço

    Publicado por adriano | 11/09/2014, 19:51
  7. Veterinaria: Ciência que se ocupa das doenças dos animais. So para constar .

    Publicado por Ma | 06/09/2014, 10:14
  8. Pessoal ! Vcs estao de brincadeira ne?! Ter um passaro desse porte e nao pode levar no veterinario?! Nao pega para criar !!! Se mostre um ser inteligente e adimita q nao tem um pingo de capacidade para criar!!!!Afff meu final de semana acabou com tudo o q eu li aqui!!!!! E depois quem e o animal?!

    Publicado por Tati | 06/09/2014, 10:07
  9. Minha maritaca ontem ficou toda mole deitou e ficou com os olhos fechados uns dez minutos, depois voltou ao normal so que agora ela so fica dormindo esta comendo mas nao quer beber agua entao estou dando muita fruta, o que eu faco.?? ela tem 19 anos …. me ajudem ….

    Publicado por mariane | 29/08/2014, 16:38
  10. boa tarde,minha maritaca tem uns 4 anos e começou a ter diarreia mas ja parou mas agora ela nao quee comer mais e só dorme o q eu faço me ajudem obrigado!

    Publicado por sheila | 31/07/2014, 13:31
  11. Oi tenho uma maritaca de 5 anos e hj ele ccomeço a vomita oq pode ser estou muito preocupada oq passa dar pra ele ?

    Publicado por natalia | 18/07/2014, 15:41
  12. amigos mminha maritaca tem 1e 8 meses de ontem p ca ela ta vomitando e com diarreia ..nao sei o q fazer to desesperada…alguem sabe me ajudar?obrigada

    Publicado por gisele | 16/07/2014, 15:59
  13. Eu tratava de um filhote de maritaca de apenas alguns dias de vida. Quando ela já estava com quase três meses, escapou da gaiola e ficou desaparecida por 17 dias. Procurei até encontra-la. Tinha sido maltratada, ou seja, quem a capturou cortou muito as penas de uma das asas e da outra, tenho a impressão que foram arrancadas.
    ((Durante os três meses em que cuidei dela, antes da fuga, eu dava papinha na boca dela, ela subia na minha cabeça, ficava no meu ombro, voava e voltava para a minha mão dentro de casa, e dormia no meu colo. Eu fazia até massagem no corpinho dela e nos pezinhos. Ela deixava e até “roncava”)).
    Mas depois, quando eu a resgatei, ela estava e ainda está estranha; não me conhece mais, não me deixa chegar perto, ou seja, eu virei uma estranha para ela. E ela tb quase não come.
    O que devo fazer para que ela se lembre de mim e volte a ser a minha maritaca de antes, feliz e brincalhona?

    Publicado por vera | 11/07/2014, 22:27
  14. Olá!! Preciso de ajuda! Minha maritaca fugiu e quando a encontramos ela estava com o bico todo rachado e sangrando, um lado está praticamente solto. Não sei o q fazer, ela não está conseguindo comer por causa disso.
    Me ajudem, por favor!!! Não posso levá-la ao veterinário.

    Publicado por Tatiane | 13/06/2014, 18:57
  15. Olá, tenho uma mariraca de dois anos ela e muito ativa, mas ultimamente ela anda cansada como se estivesse com falta de ar, fica muito ofegante acontece mais durante a noite, ela fica fazendo uns barulhos quando vamos ver ela esta ofegante como se não conseguisse respirar direito o que pode ser, e o que eu posso fazer para ajudá-la, meu filho e muito apegado a ela e fica triste e preocupado quando ela fica assim.

    Publicado por Suh | 18/05/2014, 22:17
    • Olá Suh. É difícil dizer qual o problema de sua ave. As aves em cativeiro são mais vulneráveis a doenças respiratórias, que podem ser causadas por ácaros, poeira, friagem, alimentos condimentados, gaiolas
      sujas, mudanças bruscas de temperatura e mal ventilação. A primeira medida é colocar a maritaca num ambiente protegida do frio e administrar antibióticos e vitaminas A e D. Também pode-se usar a aviobitina, um remédio que é colocado na na água de beber, mas recomendo que procure um profissional para avaliar a ave antes de administrar este remédio. Abraço.

      Publicado por leqesrv | 18/05/2014, 22:59
  16. Olá, minha maritaca esta evacuando sangue, não quer comer nem beber ela não quer mais nada, o que eu posso dar pra ela???? Por favor me ajudem

    Publicado por kathlen soares | 04/05/2014, 11:50
    • kathlen, este é um sintoma da Coccidiose, uma doença que ataca as aves e é transmitida por um protozoário que vive no intestino do animal sem causar estragos mas em qualquer momento, geralmente numa situação de stress, começa a reproduzir-se rapidamente. Existem diversos remédios para a prevenção ( o ideal) e curativo da doença e que podem ser adquiridos em qualquer comércio especializado. Aconselho a iniciar o tratamento imediato e depois continuar o tratamento preventivo, pois de agravada a doença, pouco podemos fazer.
      É fundamental que siga a bula do produto a risca, e se for possível, procure orientação de um profissional.

      Publicado por leqesrv | 04/05/2014, 23:42
  17. olá, achei uma maritaca na rua ,levei p casa sem saber o que fazer,.qnd cheguei em casa q vi q ela tinha as asas aparadas..minha cachorrinha qm pegou ela na rua e com os dentes..machucou debaixo da asa..ela parece triste e nao quer comer..que remedio posso dar a ela..estou passando iodo no ferimento q é bem superficial…

    Publicado por claudia rosa | 26/04/2014, 22:47
    • Olá Claudia. Se ela foi abocanhada pela sua cachorra, além do estresse, ela pode ter sido ferida internamente e apenas um veterinário poderá avaliar. Se não tiver condições de tratá-la, aconselho a entregá-la à polícia ambiental.

      Publicado por leqesrv | 04/05/2014, 23:35
  18. Oi, achei uma maritaca no telhado da minha casa, so que ela está com a perna quebrada.
    O que faço?
    Que remèdio eu posso dar pra ela?
    E urgente presciso saber.

    Publicado por Dayane de souza | 12/03/2014, 09:53
    • Oi Dayane.

      Infelizmente pouco pode-se fazer. O certo é você chamar a guarda-florestal, que a levará para algum centro de tratamento. O telefone é 0800 113560 ou mesmo a Polícia Militar (190). Dificilmente ela será domesticada e só um veterinário poderá tratá-la.
      Abraços.

      Publicado por leqesrv | 12/03/2014, 12:23
  19. oi qual a quantidade de vetococ devo usar para filhote aguardo resposta?

    Publicado por glaucia | 06/03/2014, 22:46
    • Olá Glaucia. A bula indica a seguinte dosagem:

      Curativo – 1 envelope de 4g diluido em 2 Litros de água diariamente, durante 3 dias, descansar 2 dias e repetir se necessário.

      Preventivo – 1 envelope de 4g diluido em 4 Litros de água diariamente, durante 3 dias, descansar 2 dias e repetir se necessário.

      Se seu filhote já estiver doente, siga a dosagem de curativo e repita o tratamento com a dosagem preventiva de 6 em 6 meses

      Publicado por leqesrv | 07/03/2014, 19:59
  20. Existe mais espécies de maritacas?

    Publicado por Paulo | 05/03/2014, 02:26
    • Olá. Maritacas, ou curicas como são conhecidas em algumas regiões, são só as relacionadas neste artigo. Porém existe outras espécies de psitaciformes muito semelhantes a elas, como algumas espécies de periquitos, papagaios e aratingas. Alias, a Aratinga-Maracanã, muito comum no sudeste, é conhecida por Maritaca-Maracanã, mas diferenças morfológicas lhe encaixam em outra espécie. Valeu!

      Publicado por leqesrv | 05/03/2014, 19:31
  21. Boa tarde! Gostaria de saber como cuidar de um filhote de maritaca , adotei um filhotinho a poucos dias e ele grita o tempo inteiro, peguei ele judiadinho, estava com linha enrolada em uma das patas qse amputando e a perninha quebrada ou a bacia não sei mto bem.. pensei que talvez gritasse por dor mas li em vários sites que gritam por instinto.. tbm tentei imobilizar a perninha de varios jeitos mas não consegui. . Vc tem alguma idéia do que eu possa fazer? Obrigada

    Publicado por Talita Malavazzi | 05/02/2014, 16:25
  22. minha maritaca estava fazendo coco liquido com sangue, aí fui na veterinaria e receitou sulfa, ela melhorou mas o coco continua liquido e ontem ela botou um ovo, já é o segundo que ela bota e ambos sairam já quebrados de dentro dela, será que o coco liquido ( meio gosmento) pode ser por causa dos ovos que se quebram dentro dela? o que faço para cuidar dela???

    Publicado por Scheila | 08/01/2014, 07:29
  23. tinha uma maritaca a 3 anos e ontem ela começo a tu si sangue e acho q ela morreu engasgada o que pode ser?

    Publicado por paulo | 21/12/2013, 19:48
  24. Oi… minha maritaca esta arrancando as penas do peito, barriga e pernas. Começou tbm a descascar uma das patas aquele couro mais cascudo ja ñ tem mais, cheguei a pensar que fosse machucar a perna! O que esta acontecendo com ela?? Ela tem mais ou menos 5 anos. Agradeço desde ja.

    Publicado por Aline blauth | 14/12/2013, 23:18
  25. oi,minha maritaca está comendo e depois vomitando mas não parece que ela esta doente,o que pode ser?

    Publicado por Eliziane | 27/11/2013, 08:53
  26. Oi, apareceu 2 maritacas aki na minha casa, parece que elas estão escohlendo lugar para fazer ninho … Queria muito poder ter um contato maior com elas, mais sem ter que prende-lás, de um jeito que elas possam ir e voltar qdo quiserem… Como posso pegar a confiaça delas?

    Publicado por fabimdmedeiros@hotmail.com | 08/11/2013, 20:35
    • Olá Fabim. Infelizmente isto não será possível. Em seu estado natural, qualquer animal teme o homem. No caso de um casal, que está procurando um ninho para procriar, sua presença será identificada como uma ameaça. Por isso deixe-as isoladas e não tente contato com elas. Após criar seus filhotes, elas iram embora, mas voltaram para próxima cria.

      Publicado por leqesrv | 10/11/2013, 22:29
  27. Por favor me ajudem Minha maritaca tem 6 anos e observei que seu bico apareceu uma rachadura grande em um lado do bico. Sangrou até achei que ela tivesse se machucado de alguma forma. Acabou secando e esta melhorando só que hj vi que apareceu outras rachadura do outro lado pequena sera que è alguma doença? Só trato ela com girasol e banana e maracujá o que pode ser. Por favor estou preocupada amo ela de mais!

    Publicado por Jennifer | 17/10/2013, 18:56
    • Oi Jennifer! É bem provável que seja falta de cálcio. Você pode dar AVITRIN Cálcio, um remédio que coloca na água do pássaro, e cálcio em bloco, que são encontrados em qualquer pet shop e lojas do ramo. Eles vão fortalecer não só o bico como também toda a parte ósseo do animal e faz bem pras penas. Quando perceber que o bico melhorou, dê só o cálcio em bloco, além da fonte adequada de cálcio, ele afia o bico do pássaro para melhor quebra a semente.

      Publicado por leqesrv | 19/10/2013, 23:59
  28. Oi, a minha maritaca parou de andar, sera o que aconteceu?

    Publicado por Jucimara | 18/07/2013, 20:06
  29. Minha Maritaca está tirando as penas, percebo que algo está incomodando-a, será que é algum tipo de ácaro?? Todos os dias higienizo a gaiola onde ela fica. Será que pode ser a água, pois ontem ela brincou com água e ficou toda molhada e ainda, como o tempo estava nublado e chuvoso demorou para se secar.

    Publicado por Silvania | 26/06/2013, 10:44
    • Olá Silvana.

      Pode ser que ela esteja trocando de penas. Em alguns casos pode ser estresse. Mas se a causa for ácaros, ai você terá que olhar nas penas da ave, pois ele ataca as penas (mastigando-as) e bota seus ovos na haste central da pena. Se for comprovado que é ácaro, você pode usar um parasiticida chamado ivermectina. O correto é levar a um veterinário para a avaliação profissional, antes do tratamento.

      Publicado por leqesrv | 26/06/2013, 18:57
  30. porque a maritaca come sua próprias fezes ?

    Publicado por zenaide | 01/06/2013, 20:36
  31. Muito bom seu artigo. Por favor, uma das minhas maritacas está ficando sem penas na cabeça. Tenho duas que ficam soltas no terreiro e à noite, as prendemos por causa de gatos. O que está acontecendo e o que devemos fazer, por favor?

    Publicado por Hamilton Flecha | 18/05/2013, 17:25
    • Olá Hamilton, obrigado pelo comentário!
      Aqui no Brasil os pássaros trocam de penas praticamente no Outono / Inverno, ou quando as temperaturas começam a cair. Mas outros fatores podem ocasionar este efeito, como estresse, mudança de ambiente, variações bruscas de temperatura, mudanças e desequilíbrios na dieta do pássaro. Ainda pode ser falta de cálcio na alimentação ou até presença de ácaros e piolhos. Cada caso tem que ser observado.
      Espero ter ajudado!

      Publicado por leqesrv | 19/05/2013, 09:20
  32. minha maritaca esta com o bico sangrando o que que eu faço?

    Publicado por Raphaella | 22/02/2013, 16:47
  33. Minha maritaca ficou agitada gritando e ficou virada de cabeça para baixo depois de um tempo morreu,isso tudo em um dia.O que pode ser?

    Publicado por Daniela | 19/02/2013, 10:17
  34. Minha maritaca tem 3 anos e,não esta conseguindo defecar,e esta dormindo muito o que esta acontecendo com ela??

    Publicado por Nadia Salgueiro | 10/02/2013, 10:31
  35. juliana,mh maritaca esta com diarreia verde e vomitando so agua e nao come nada…nao consegue candar direito ,nao mais oq faser pode me ajudar

    Publicado por juliana aparecida oliveira | 20/01/2013, 11:10
  36. minha maritaca esta fazendo coco com a cor marrom e xixi com liquido vermelho..sera que é sangue? ela esta normal esta brincando fazendo suas bagunças mais ultimamente suas fezes e xixi ficaram assim oque eu faço..etou preocupadissima não quero que ela fique ela piore.

    Publicado por caroline | 16/07/2012, 14:09
    • Daniela, quando às fezes na cor marrom é normal. Agora se esta saindo líquido avermelhando, isso é por causa de infestação de parasitas. Como eu disse pra JUJU, tem que além realizar a limpeza do ambiente, dar vitaminas que você compra em qualquer petshop e uma alimentação balanceada, variando em sementes, frutas e legumes. Evite dar produtos industrializados ou cozidos. Se persistir dê o remédio VETOCOC.

      Publicado por leqesrv | 16/07/2012, 15:36
  37. nas fezes da minha maritaca esta saindo com sangue? o que? o que eu faço?

    Publicado por juju | 03/07/2012, 12:17
    • Provavelmente seja a coccidiose, um protozoário que parasita as células intestinais das aves. O melhor remédio para isso é vitaminas, farinhada e o VETOCOC, ele acaba com a coccidiose. Para controle e prevenção desta doença, além de um manejo adequado, desinfecção e limpeza do ambiente.
      Espero melhoras para sua maritaca. Abraço.

      Publicado por leqesrv | 03/07/2012, 12:55

Deixe um comentário

Arquivos Diários

outubro 2011
S T Q Q S S D
    jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

